Cadastre-se e receba nossa
newsletter em seu email



METODOLOGIA
Nossa base metodológica tem como inspiração a práxis emancipadora e dialógica de Paulo Freire, considerando que através de uma educação construída com os educandos e a partir de suas identidades culturais, lutas e necessidades, uma educação inovadora e libertadora possa surgir, preparando as pessoas para a vida e para a luta social. Ampliar visões de mundo e tornar a sociedade mais solidária.

Esses são os rumos atuais da educação popular no Brasil. Não basta apenas dar a ferramenta de leitura ao indivíduo, pregam os educadores: é necessário que ele a use de forma crítica. E não apenas na área de alfabetização, mas também em direitos humanos, desenvolvimento sustentável, sexualidade e na questão rural, para citar alguns exemplos. O próprio conceito de educação popular hoje em dia está mudando.

Não é necessariamente informal, fora do complexo educacional das escolas. Hoje ela está em todas as esferas do conhecimento, em qualquer nível do ensino, é possível aplicar os conceitos da educação popular em qualquer lugar. No campo da saúde, da segurança publica, na gestão publica escolas, ONGs, movimentos sociais, enfim - onde haja processos de opressão.

O indivíduo como autor de sua inclusão, ou seja, o protagonismo social é a atual meta da educação popular. Por essa concepção, o próprio excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito. Cabe ao educador popular despertar esse sentimento em sua comunidade.

PROJETOS QUE LIBERTAM
O Instituto Brava Gente como local dinâmico de saberes, espaço de diálogo, busca permanente de sintonia com nossos tempos, atenta às mudanças e renovações, como também impulsionada pelas necessidades educacionais da realidade circundante, não pode se eximir de seu compromisso com os projetos que buscam a melhoria da educação em todos os níveis.

Considerando a educação como uma possibilidade legitima de construir cidadãos/as livres, a educação popular torna-se um instrumento para que docentes e discentes se libertem da opressão da classe dominante e possam ter valorizados seus conteúdos de vida.

BRAVA GENTE
O Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente é uma instituição privada, sem fins lucrativos e voltada à formação cidadã inclusiva. Desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, em todos os níveis e modalidades, visando à formação reflexiva, crítica e ativa.


CURSOS PRESENCIAIS

Para ir mais além, nossos Cursos de Formação Continuada - tanto os de Extensão como os de Pós-graduação - acontecem na forma presencial, porque a formação que acreditamos e realizamos é construída no aqui e agora, em ato, mediada pela nossa humanidade e pela nossa cultura. Desta experiência resulta um profissional capaz de realizar novas práticas em sintonia com as necessidades do meio social onde atua.

BOLSAS DE ESTUDO BRAVA GENTE
O Instituto Brava Gente tem como Compromisso Social a garantia do acesso à Educação Continuada aos Trabalhadores da Área Social. Para tanto mantemos uma política de concessão de Bolsas de Estudo. As Bolsas de Estudo são destinadas aos Trabalhadores da Área Social que desejam manter-se atualizados para construir novas Praticas Sociais. Os critérios de concessão de bolsas, mediante entrevista com a Assistente Social, são: avaliação socioeconômica e atuação em instituições públicas e ou movimentos sociais. O Benefício da Bolsa de Estudos Brava Gente subsidia o Curso, reduzindo o valor das mensalidades pagas pelo aluno. O valor da Bolsa de Estudos Brava Gente é definido mediante análise dos dados sócio-econômicos do aluno na Entrevista Social.